Notícias

Brasil fica na 90ª posição em ranking de velocidade de internet.

Publicado em 09 de janeiro de 2015

A Akamai divulgou hoje seu estudo trimestral State of Internet, que mede a qualidade da rede em diversos países e regiões do mundo. E o Brasil, que já vinha mal nos relatórios anteriores, piorou.

A internet brasileira ficou na 90ª posição do ranking referente ao terceiro trimestre sobre velocidade de conexão, com uma média de 2,9 Mbps. Isso é menos do que o que se considera banda larga (4 Mbps).

Houve um crescimento de 1,6% em comparação com os três meses anteriores, mas mesmo assim o Brasil caiu uma posição no ranking. A alta anual foi mais expressiva, de 9,5%.

O pico brasileiro foi de 20,5 Mbps, o que significa crescimento trimestral de 1,6% e anual de 23%. Mesmo assim, o pico daqui não alcança a velocidade média da Coreia do Sul, que foi de 25,3 Mbps.

Aliás, o pico brasileiro não chega perto do visto em Hong Kong: primeira colocada no segmento, a região apresentou velocidade máxima de 84,6 Mbps, sendo que a média global foi de 24,8 Mbps.

Em relação à rede móvel, a velocidade brasileira foi de, em média, 1,5 Mbps, sendo que o pico ficou em 12 Mbps. A Coreia do Sul, líder, teve média de 18,2 Mbps; e Cingapura, que ficou na frente em relação ao pico, registrou velocidade de 98 Mbps.

 

Categorias:
Tags:

Com a saída do Google, Bing e Yahoo brigam para ser o buscador padrão da Apple.

Publicado em 26 de novembro de 2014

O contrato da Google com a Apple acaba no início do ano que vem, momento em que o sistema de buscas mais utilizado do mundo vai deixar de ser o buscador padrão de dispositivos iOS. A "vaga" está em aberto para quem oferecer mais pelo acordo e a Microsoftcom seu Bing e o Yahoo! estão na luta para colocar seus buscadores em iPhones, iPads e etc.

A escolha em não renovar seu contrato com a Google pode ser uma tentativa de prejudicar sua principal concorrente no ramo de smartphones, uma vez que a empresa é a dona doAndroid. E por falar em "bastidores", é importante lembrar que o buscador do Yahoo! é, justamente, o Bing modificado. A briga com a Microsoft é em relação apenas ao nome e os anúncios que vão aparecer no novo buscador padrão da Apple. 

A Microsoft, aparentemente, pode sair na frente nessa competição, uma vez que o Bing já é o padrão para a Siri e para o OS X.

 

Vale notar, entretanto, que independentemente de quem ganhar a disputa, o usuário não vai ser obrigado a ficar preso ao vencedor, sendo possível alternar de volta para o seu buscador preferido nas configurações do sistema.

Categorias:
Tags:

Microsoft anuncia novo Windows 10. Novo sistema operacional irá rodar em PCs, smartphones e tablets.

Publicado em 30 de setembro de 2014

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (30) o Windows 10, nova versão do sistema operacional da empresa que irá rodar em PCs, smartphones e tablets. O Windows 10 também marca o retorno do menu "Iniciar" à sua função original, removida do sistema da Microsoft no Windows 8.

Com o Windows 10, a Microsoft “pulou” um número na sequência das versões de seus sistemas. Esse, por exemplo, era chamado informalmente de “Windows 9”. “Quando você vir o produto em sua integralidade, eu acredito que você irá concordar conosco que esse é o nome mais apropriado”, afirmou Terry Myerson, chefe da divisão de Windows na Microsoft, durante o evento de apresentação.

De acordo com Myerson, o "novo Windows foi construído desde o princípio para um mundo que pensa primeiro em dispositivos móveis e na nuvem". A interface e a loja de aplicativos do sistema é a mesma em todos os aparelhos. Essa é a aposta da companhia para aparelhos com dimensão de 4 a 80 polegadas. Por isso, o Windows 10 também é o sucessor do Windows Phone 8.1, e é o novo sistema operacional dos smartphones da Microsoft.

Iniciar

A volta do menu "Iniciar" como ponto de partida para abrir programas no Windows e personalizar as configurações da máquina é um pedido antigo dos usuários. No Windows 8, o botão foi removido porque a Microsoft tentava unificar o design do sistema em computadores, tablets e smartphones. A decisão fazia parte da estratégia da Microsoft no que se convencionou chamar de era "pós-PC",  um cenário onde os computadores perderam espaço para o avanço dos dispositivos móveis. A mudança, porém, não caiu no gosto dos usuários, aparentemente ainda fãs de mouse e teclado.

No Windows 8.1, o botão "Iniciar" ele foi novamente incluído, mas de maneira diferente. Ao clicar nele, o usuário não era remetido ao menu clássico, mas à interface chamada de Metro, que organiza os programas instalados no PC em blocos dispostos lado a lado.

A barra lateral Charms foi preservada no novo Windows. Já o menu com cara de smartphone, foi reduzido ao tamanho clássico para a versão voltada a PCs e mantido, com alterações, para tablets e aparelhos com tela sensível ao toque.

Pós-PC não pegou

A família Windows, com todas as suas versões, está instalada em 88,47% dos computadores do mundo, segundo dados da consultoria Net Aplications referentes a agosto deste ano. Mas as versões "pós-PC", os Windows 8 e 8.1, somadas, estão presentes em 13,37% dos desktops. Já o último sistema antes da mudança, o Windows 7, é o mais utilizado: roda em 51,21% dos PCs. Até o Windows XP, que já deixou de receber suporte da Microsoft, é mais popular que os Windows 8 e 8.1, com 23,89% de participação. Segundo Myerson, cerca de 1,5 bilhão de pessoas usam o Windows atualmente.

A Microsoft não anunciou uma data de lançamento, mas informou que o Windows 10 vai chegar aos computadores em 2015. A companhia não informou se haverá incentivo para que usuários dos Windows XP e 7 migrem para a nova plataforma.

Categorias:
Tags:

Saiba os cuidados que você deve tomar com o seu SSD.

Publicado em 29 de setembro de 2014

Ao contrário dos HDs, que possuem discos magnéticos, os SSDs (Solid State Drive) são compostos por chips. Os SSDs são mais rápidos e velozes que os discos rígidos na maioria dos cenários, mas seu funcionamento é diferente em alguns aspectos. Por isso, é importante entender como ele funciona.

Veja as dicas para otimizar sua unidade de estado sólido.

Não desfragmente seu SSD

É possível desfragmentar as unidades SSD, porém isso não é necessário. Na verdade, a desfragmentação pode até reduzir a vida útil de um SSD. Se o seu sistema está configurado para desfragmentar automaticamente, o ideal é desligar essa função ao usar um SSD.

Saiba como melhorar a performance do seu computador

Upgrade é opção econômica para aumentar velocidade do PC

Use programas de limpeza sem dor de cabeça

Programas de limpeza, como o CCleaner ou outros, funcionam normalmente com SSD, trabalhando bem mais rapidamente do que com um disco rígido.

Recupere arquivos depois de excluídos

A recuperação de arquivos funciona normalmente. Qualquer software de recuperação pode encontrar o material apagado, exceto quando são gravadas outras informações na memória onde estava o arquivo ou realizada uma “formatação segura”.

Confira a compatibilidade com os sistemas operacionais

Todos os sistemas operacionais que são compatíveis com HDs também são compatíveis com SSD. Portanto, não há restrições a seu uso.

Não utilize toda a capacidade de armazenamento

Quanto mais espaço livre você deixar no SSD, mais tempo ele funcionará e sempre de maneira mais rápida. “O ideal é manter o SSD sempre com espaço livre. O mesmo vale para os discos rígidos, visto que isso afeta diretamente o bom funcionamento do sistema operacional”, explica Leonardo Lucio, analista de suporte técnico do Grupo de Recursos Tecnológicos da fabricante de componentes de informática Kingston.

Salve arquivos à vontade no SSD

Produtos com base em memória Flash podem eventualmente se desgastar. O NAND Flash usado em SSDs tem limites de resistência, o que teoricamente limita sua vida útil. Entretanto, com características como o nivelamento de desgaste e o recurso TRIM, um SSD normalmente irá durar mais do que o sistema no qual foi instalado.

“O desempenho do SSD permanecerá o mesmo durante toda a vida da unidade”, comenta Sheila Valente, analista de Marketing do Grupo de Recursos Tecnológicos da Kingston. “Um usuário que grava 40 GB por dia, o que já é um número bem elevado e bastante fora do padrão se consideramos um uso cotidiano, demoraria quase 135 anos para chegar ao limite teórico de regravações. É praticamente impossível para usuários esgotarem esse limite em uso regular de unidades SSD.”

Salve arquivos mais acessados no SSD

 

Os arquivos mais acessados devem ser salvos no SSD, já que essas unidades de armazenamento são mais seguras e rápidas. Dessa forma, você evita perder dados importantes.

Categorias:
Tags:

iMac com tela Retina supostamente está em testes “finais” na Apple.

Publicado em 29 de setembro de 2014

A nova versão do OS X da Apple, Yosemite, foi claramente projetado com displays de alta resolução Retina em mente. Onde quer que você olhe, o sistema está mais limpo, brilhante, nítido e até mais agradável de se olhar.

Mas até o momento, apenas laptops da Apple são capazes de mostrar o potencial total do software. Felizmente parece que isso está prestes a mudar.

O site 9to5Mac informa que um novo iMac com Retina display está em testes “finais” em Cupertino, e a Apple pode estar quase pronta para mostrar o seu mais recente trabalho para o mundo. 

A novidade, segundo informações, apresenta uma exposição incrivelmente nítida “5K”, embora a sua resolução exata não seja clara.

Deixando a densidade de pixels de lado, o novo iMac supostamente apresentará um design relativamente semelhante ao modelo atual. 

A tela Retina da Apple chegou no MacBook Pro em 2012 depois de estrear no iPhone e iPad. Muitos estão esperando que o OS X Yosemite seja lançado em algum momento de outubro e pode ser acompanhado pelo novo iMac.

Categorias:

R. Dario Pederneiras, 498, Petrópolis | Porto Alegre | RS | Tel: +55 51 3388.1010 | Getmax Hardware e Software Corporativo 2014 - Todos os direitos reservados

Targeteria